terça-feira, 10 de março de 2015

SE LIGUE NAS VACINAS


As vacinas são pensadas e desenvolvidas contra doenças que têm impacto importante na sociedade, como alta taxa de mortalidade (meningite), que acomete muita gente (gripe), ou então porque leva a complicações (pneumonia). Qualquer vacina pode dar reações, como vermelhidão, dor e inchaço, ou febre e mal estar.
Muita gente acha que só pode tomar uma vacina por dia. Isso é mito. Não existe um número limite de vacinas, mas pelo desconforto da aplicação, geralmente são dadas de duas a três por vez. Também é mito quem fala que a vacina da gripe causa gripe. Essa vacina é feita com fragmento do vírus morto, portanto, é impossível de causar gripe. “Se eu já tive a doença, não preciso tomar a vacina”. Isso só vale para casos em que a doença não aparece de novo, como a catapora. Em outros casos, são vários vírus.
Criança com febre não deve tomar vacina? Verdade. Ela tem que estar sem febre por 48 horas. Se tiver em dúvida se tomou ou não a vacina, tome de novo. Não tem problema algum. Alérgicos a ovo também precisam ter cuidado. Algumas vacinas não tem proteína do ovo na composição.
A sigla do produto BCG faz referência ao termo “Bacilo de Calmette e Guérin”, que leva o nome dos cientistas franceses Camille Guérin e Albert Calmette, que criaram a vacina. A dupla começou a trabalhar na invenção em 1908 e finalizaram-na 13 anos depois, em 1921.Causada pelo bacilo de Koch, a tuberculose é uma doença contagiosa, transmitida por meio da saliva ou objetos contaminados. Atualmente, a tuberculose já tem cura. No entanto, sem diagnóstico ou tratamento adequado a doença pode causar óbito ou deixar sérias sequelas no paciente. Por isso, o Ministério da Saúde adota, desde 1976, a obrigatoriedade da vacina para crianças menores de um ano.Normalmente, a vacina é aplicada logo no primeiro mês de vida do bebê. Esta vacina deixa uma marquinha no braço, a cicatriz é um dos indícios de que o organismo está protegido, que pode demorar até uns seis meses para aparecer. Recomendava-se uma segunda dose da vacina por volta dos seis anos de idade da criança, mas estudos recentes comprovam que a imunização possui mais de 15 anos de duração.Atualmente, um terço da população mundial está infectado pelo bacilo Koch, segundo dados daSociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Só no Brasil, surgem cerca de 100 mil novos casos da doença a cada ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário